O que é a autenticação digital?

A autenticação digital é um processo que verifica a identidade de um usuário ou dispositivo em um ambiente online! Saiba mais.

Postado por Oiti 02/01/23 às 18:25
O que é a autenticação digital?

A autenticação digital é um processo que verifica a identidade de um usuário ou dispositivo em um ambiente online. Ainda não entende como funciona essa segurança extra? Vamos entender mais a fundo sobre esse tema nos tópicos abaixo.

O que é autenticação digital?

A autenticação digital é um processo que garante a identificação dos autores de um documento expedido de modo eletrônico, através da tecnologia.  Esse é mais um instrumento usado para trazer maior segurança para os usuários e empresas.

Pode ser usada para autenticar assinaturas eletrônicas ou garantir que uma transação bancária foi realizada pelo dono da conta, por exemplo. Além disso, ela também é utilizada em muitas aplicações do dia a dia, como login em redes sociais, acesso a lojas virtuais, entre outras ações.

Por que usar a autenticação digital?

A autenticação digital é muito importante, porque ela diminui o risco de sermos atingidos por possíveis fraudes e ataques cibernéticos.

Um levantamento mostrou que houve um aumento de 94% dessas infrações no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do anterior. Ou seja, todo cuidado é essencial para nos mantermos mais seguros.

Além disso, a autenticação digital permite que os usuários acessem serviços e informações confidenciais de forma segura, e protege os sistemas e redes de acessos não autorizados.

Como a autenticação digital pode ser feita?

A autenticação digital pode ser realizada de três formas distintas: através do fator característica, do fator conhecimento ou do fator posse. Entenda cada um deles abaixo:

Fator característica ou inerência

O fator característica é considerado uma das formas mais seguras de autenticação digital, isso porque usa de particularidades físicas do usuário para validar. O reconhecimento facial é um exemplo dessa autenticação.

Fator conhecimento

O fator conhecimento é uma autenticação feita com base em algo que o usuário saiba. Neste caso, é solicitado uma informação prévia para a confirmação, como um PIN ou uma senha.

Fator posse

No fator posse, a autenticação conta com apoio de uma ferramenta. Um exemplo é o envio de token ou 2FA (autenticação de dois fatores) para realizar a validação.

Como ocorre a autenticação digital?

A autenticação digital ocorre, por exemplo, através de senhas, biometria ou autenticação de dois fatores. Esses são apenas alguns dentre os vários métodos usados hoje em dia, e inclusive podem ser usados em conjunto.

O 2FA pode ser uma combinação de senha e token, entre outros.

A partir disso, veja alguns exemplos abaixo:

Autenticação digital através de senhas

Essa autenticação pode acontecer por PINs ou senhas numéricas ou não numéricas de conhecimento único do usuário.

Autenticação digital com biometria

A biometria identifica características únicas do usuário para confirmar sua identidade, como sua digital.

Autenticação de dois fatores

Também conhecida como 2FA, essa autenticação funciona como uma proteção extra para os usuários. Ela funciona a partir da combinação de duas etapas de diferentes fatores, sejam eles advindos de posse, conhecimento ou inerência.

Um exemplo é quando, a após fazer o login na plataforma, o usuário recebe um código através do SMS ou e-mail para que possa confirmar que é quem realmente diz ser. No ambiente físico, essa autenticação de dois fatores pode ser feita através da biometria, como em bancos onde é necessário o uso da digital.

Quais os mecanismos mais comuns de autenticação digital?

Você sabe quais são os tipos mais comuns de autenticação digital?

Existem diversos tipos, como autenticação baseada em senhas, autenticação baseada em tokens, autenticação baseada em biometria e autenticação baseada em certificados digitais.

Cada um desses métodos funciona de forma distinta e é indicado para diferentes tipos de aplicações e níveis de segurança.

Confira abaixo a lista com os mecanismos mais comuns de autenticação digital:

  • Token: pode ser utilizado junto com uma senha ou como substituto da mesma, porém tem prazo de validade;
  • E-mails ou SMS: onde o usuário recebe um código para concluir o seu login na plataforma desejada;
  • Chaves: podem ser públicas ou privadas, usadas respectivamente para codificar e descodificar uma mensagem, ou simétricas, onde há o compartilhamento exclusivo entre o indivíduo e um servidor de autenticação;
  • Identidade digital: combinação de localização, comportamento, e-mail, entre outros dados;
  • Certificado digital: documento gerado por uma certificadora credenciada à ICP-Brasil, garantindo padrões de segurança;
  • Serviços de Fornecedores: usar dados concedidos anteriormente para validação, como quando se faz um login através das redes sociais;
  • Pergunta chave: confirmar através de uma resposta certa referente a pergunta chave;
  • Geolocalização: identificando os usuários através da sua localização;
  • Identificação por voz: recebimento de código através de uma ligação de voz;
  • Plataforma de assinatura digital: integração com sistemas para validar uma assinatura.

Por que usar autenticação digital na sua empresa?

Dois pontos se destacam quando se trata dos benefícios da autenticação digital para uma empresa. São eles:

Proteção contra fraudes

A autenticação digital apoia empresas e usuários contra fraudes e ataques cibernéticos, verificando a identidade de indivíduos e garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso a determinadas informações ou realizem transações.

Segurança das informações

Todas as empresas possuem informações confidenciais que podem ir de senhas a documentos.  Através da autenticação digital, se torna possível controlar o acesso e aumentar a privacidade desses dados.

Como funciona a autenticação digital na Oiti?

A autenticação facial da Oiti é prática, fácil e segura. Ela é usada quando deseja-se verificar a identidade de um usuário que já é cliente. Alguns cenários possíveis são: troca de senha, atualizações de dados críticos, operações financeiras, etc.

Na prática, o consumidor final irá tirar uma selfie e nosso sistema, em até 15 segundos, consegue fazer o reconhecimento facial. Nós retornamos a autenticação para o servidor do cliente, reprovando ou aprovando a transação.

Já na autenticação de documentos, nosso sistema consegue autenticar e extrair os dados de um documento de identificação, facilitando o cadastro e mantendo a segurança da operação.

Esse sistema é dividido em quatro etapas, sendo elas:

  • OCR: extração de dados para preenchimento automático;
  • Tipificação: identificamos o tipo de documento;
  • Face Match: comparamos a foto do documento com a selfie;
  • Documentoscopia digital: análise da veracidade do documento.

Gostou de conhecer mais sobre autenticação digital? Não deixe de acompanhar nosso blog para mais novidades!

Fale com os nossos especialistas.

Quero entrar em contato