Dia do Consumidor: Origem da data + 15 dicas

Conheça a origem do dia que é considerado uma das datas mais importantes para o calendário do varejo!

Postado por Oiti 22/03/22 às 17:38
Dia do Consumidor: Origem da data + 15 dicas

Por Juliana Fujiwara e Fernando Miranda 

O Dia do Consumidor é considerado uma das datas mais importantes para o calendário do varejo e dos consumidores ávidos por promoções e descontos! 

Atualmente, as ofertas estendem-se ao longo da semana em diversas lojas físicas e online. Contudo, se você pensa que os varejistas originaram essa prática, pensou errado! 

Como surgiu o Dia do Consumidor? 

No dia 15 de março, há 60 anos atrás, o presidente norte-americano John F. Kennedy assinou um decreto nos EUA que reconhecia democraticamente os diretos do consumidor.

Após a canetada, discursou sobre o direito do cidadão a escolhas, informações, segurança e de ser ouvido pelas empresas.  

 O Brasil só entrou na onda em 1988, com a inclusão na Constituição Federal do inciso XXXII do artigo 5°, com regulamentações sobre direitos dos cidadãos em relação a compras e prestação de serviços.  

Logo depois, mais um avanço: em 1990 foi criado o famoso Código de Defesa do Consumidor, que ajudou evoluir a regulamentação das relações de consumo no país.  

 

Crescimento das compras online e das fraudes 

Com o advento das compras online, o Governo disponibilizou uma versão digital do CDC para consulta. Você pode checar as normas antes de finalizar aquela compra feita por impulso. Para isso, acesse este link.  

As vendas online só crescem. Segundo um estudo da FGV, o volume de empresas que aderiram ao comércio eletrônico no país subiu de 50% em 2019 para 80% em 2022. Ainda, 42% estão preocupados com a sua segurança no ambiente digital.

O crescimento das compras online impulsionou o mercado de transações comerciais. Entretanto, segundo a pesquisa “Fraude, Identidade e Bancos Digitais” da FICO, revelou que cerca de 8 milhões de consumidores brasileiros já foram vítima de fraudes em 2023.  

Ou seja: nunca tivemos tantas opções e facilidades para comprar online, mas também nunca estivemos tão vulneráveis a ataques digitais. 

 

O uso de biometria facial na prevenção a fraudes 

A biometria, uma das especialidades da Oiti, inclusive, é citada como uma das opções antifraude mais efetiva para os consumidores: dos entrevistados pela FGV, 75% consideram que as soluções de biométricas parecem ser mais efetivas e confiáveis.  

Afinal, elas usam a face, olhos, expressões e até movimentos corporais como barreira para que seus dados sejam usados como material de fraude e estelionato.  

 

Como se proteger das fraudes no Dia do Consumidor? 

Apesar de todo o trabalho de conscientização feito pelas empresas e veículos de comunicação, muita gente ainda cai em golpes relativamente simples.  

Em datas como esta, os fraudadores fazem a festa e geram boa parte de seus lucros ilícitos.  

Fizemos uma lista com dicas com ações básicas e até mais avançadas para você ir além e ficar bem protegido na hora de torrar o seu rico dinheirinho por aí. 

 

15 dicas com ações básicas


  1. 1) Suspeite e investigue
    : fique de olho em pessoas que pedem informações em canais não-oficiais das empresas que você confia; examine cuidadosamente links e até a ortografia dos textos;

  2. 2) Use senhas difíceis: prefira criar as suas palavras-passe com mais de nove caracteres e evite usar sequências como 123456789 ou informações pessoais;

  3. 3) Mude suas senhas com frequência: incluindo senhas dos sites de e-commerce que você mais gosta;

  4. 4) Controle seus extratos bancários: fique de olho em qualquer movimentação estranha, acesse semanalmente ou até diariamente para monitorar;

  5. 5) Ative suas notificações bancárias: entre nos aplicativos financeiros para ativar mensagens para cada compra feita e examine as informações com atenção;

  6. 6) Limpe e atualize os dispositivos: mantenha seus gadgets livres de aplicativos duvidosos e seu antivírus sempre atualizado;

  7. 7) Digite manualmente os links: busque o endereço oficial e digite diretamente no browser, evitando clicar em promoções por links enviados via WhatsApp, grupos e outros chats, mesmo de pessoas de confiança;

  8. 8) Use redes Wi-Fi confiáveis: se estiver fora de casa, prefira usar o plano de dados do celular, nunca use redes de shopping centers, bares e outros locais;

  9. 9) Cuidado com cartões físicos e digitais: quando não estiver efetuando compras, bloqueie seu cartão digital. Em lojas físicas, verifique sempre se o cartão devolvido é realmente o seu cartão de crédito;

  10. 10) Cubra a mão ou a tela na hora ao digitar senhas: essa dica é especialmente importante quando compramos em lojas físicas. Olhe ao redor e nunca deixe que vejam sua senha;

  11. 11) Ative verificações de duas etapas: apesar de não ser suficiente, o double check ajuda a evitar o acesso de fraudadores menos experientes. Com isso, os aplicativos podem solicitar periodicamente um segundo código ou senha para acesso aos seus dispositivos e perfis;

  12. 12) Ative notificações de uso do CPF: no Brasil há empresas que fornecem o serviço de monitoramento de uso dos documentos. Não são gratuitos, mas são uma ótima ferramenta para manter sua identidade segura;

  13. 13) Evite compartilhar informações em excesso: desconfie de pessoas que pedem dados pessoas, como e-mail, telefone, CPF ou CNPJ para o “teste do PIX”. Bancos e empresas sérias não fazem esse tipo de verificação!

  14. 14) Monitore seu Registrato no site do Banco Central: com ele, você consegue descobrir todas as contas abertas em seu nome, quais são os limites, saldo devedor de empréstimos e financiamentos, entre outras informações. Acesse aqui.

  15. 15) Ative a autenticação facial ou biométrica: além de prática e segura, esse tipo de tecnologia usa características singulares para destravar dispositivos e até autorizar compras.

 

Cai em um golpe. E agora? 

Mesmo se informando e tomando os cuidados relatados acima, qualquer pessoa está suscetível a se tornar um alvo de criminosos, saiba como agir diante de um golpe:  

Boletim de ocorrência: Em casos de fraudes de contas bancárias, cartões de crédito utilizados por terceiros, saques do auxílio emergencial, entre outras situações;

Guarde as evidências: Armazene as provas como prints de tela, e-mails e mensagens recebidas, entre outras. Além disso, formalize reclamações em sites de consumidores e no site do Procon, do Ministério da Justiça;

Contate a instituição financeira e/ou empresa: Em casos como o de cartão clonado e saques indevidos, ela pode bloquear sua conta e cartão, evitando que os criminosos ajam novamente;

Avise as pessoas próximas: Para casos como o do WhatsApp clonado, avise todos os seus amigos e parentes para não realizar nenhum tipo de transferência em seu nome.

 

 

Agora que você já sabe como se prevenir de fraudes no Dia do Consumidor, que tal conhecer mais sobre a gente? Você sabia que a Oiti é pioneira da biometria facial no país? 

Somos apaixonados por pessoas e queremos revolucionar as relações entre empresas e seus usuários com tecnologia segura, eficiente e inovadora.  

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