Por Juliana Fujiwara e Fernando Miranda
O Dia do Consumidor é considerado uma das datas mais importantes para o calendário do varejo e dos consumidores ávidos por promoções e descontos! Hoje em dia, as ofertas acontecem durante toda a semana em algumas lojas físicas e online. Mas, se você acha que foram os varejistas que criaram a data, achou errado!
Como surgiu o Dia do Consumidor
No dia 15 de março, há 60 anos atrás, o presidente norte-americano John F. Kennedy assinou um decreto nos EUA que reconhecia democraticamente os diretos do consumidor.
Após a canetada, discursou sobre o direito do cidadão a escolhas, informações, segurança e de ser ouvido pelas empresas. O Brasil só entrou na onda em 1988, com a inclusão na Constituição Federal do inciso XXXII do artigo 5°, com regulamentações sobre direitos dos cidadãos em relação a compras e prestação de serviços.
Logo depois, mais um avanço: em 1990 foi criado o famoso Código de Defesa do Consumidor, que ajudou evoluir a regulamentação das relações de consumo no país.
Com o advento das compras online, o Governo disponibilizou uma versão digital do CDC para consulta. Você pode checar as normas antes de finalizar aquela compra feita por impulso e pode ser acessando este link.
As vendas online só crescem, mas as fraudes também Segundo um estudo da FGV, o volume de empresas que aderiram ao comércio eletrônico no país subiu de 50% em 2019 para 80% em 2022. Ainda, 42% estão preocupados com a sua segurança no ambiente digital.
Outro estudo, do Serasa Experian, aponta que o Brasil teve mais de 4,1 milhões de movimentações suspeitas de fraude em 2021, com destaque para o segmento de bancos e cartões, com 2,3 milhões de tentativas, um aumento de 33,3% em comparação a 2020.
Ou seja: nunca tivemos tantas opções e facilidades para comprar online, mas também nunca estivemos tão vulneráveis a ataques digitais.
A biometria, uma das especialidades da Oiti, inclusive, é citada como uma das opções antifraude mais efetivas para os consumidores: dos entrevistados pela FGV, 75% consideram que as soluções de biométricas parecem ser mais efetivas e confiáveis.
Afinal, elas usam a face, olhos, expressões e até movimentos corporais como barreira para que seus dados sejam usados como material de fraude e estelionato.
Como se proteger das fraudes no Dia do Consumidor?
Apesar de todo o trabalho de conscientização feito pelas empresas e veículos de comunicação, muita gente ainda cai em golpes relativamente simples.
Em datas como esta os fraudadores fazem a festa e geram boa parte de seus lucros ilícitos.
Fizemos uma lista com dicas com ações básicas e até mais avançadas para você ir além e ficar bem protegido na hora de torrar o seu rico dinheirinho por aí:
1. Suspeite e investigue: fique de olho em pessoas que pedem informações em canais não-oficiais das empresas que você confia; examine cuidadosamente links e até a ortografia dos textos;
2. Use senhas difíceis: prefira criar as suas palavras-passe com mais de nove caracteres e evite usar sequências como 123456789 ou informações pessoais;
3. Mude suas senhas com frequência: incluindo senhas dos sites de e-commerce que você mais gosta.
4. Controle seus extratos bancários: fique de olho em qualquer movimentação estranha, acesse semanalmente ou até diariamente para monitorar;
5. Ative suas notificações bancárias: entre nos aplicativos financeiros para ativar mensagens para cada compra feita e examine as informações com atenção;
6. Limpe e atualize os dispositivos: mantenha seus gadgets livres de aplicativos duvidosos e seu antivírus sempre atualizado;
7. Digite manualmente os links: busque o endereço oficial e digite diretamente no browser, evitando clicar em promoções por links enviados via WhatsApp, grupos e outros chats, mesmo de pessoas de confiança;
8. Use redes Wi-Fi confiáveis: se estiver fora de casa, prefira usar o plano de dados do celular, nunca use redes de shopping centers, bares e outros locais.
9. Cuidado com cartões físicos e digitais: quando não estiver efetuando compras, bloqueie seu cartão digital. Em lojas físicas, verifique sempre se o cartão devolvido é realmente o seu cartão de crédito;
10. Cubra a mão ou a tela na hora ao digitar senhas: essa dica é especialmente importante quando compramos em lojas físicas. Olhe ao redor e nunca deixe que vejam sua senha;
11. Ative verificações de duas etapas: apesar de não ser suficiente, o double check ajuda a evitar o acesso de fraudadores menos experientes. Com isso, os aplicativos podem solicitar periodicamente um segundo código ou senha para acesso aos seus dispositivos e perfis;
12. Ative notificações de uso do CPF: no Brasil há empresas que fornecem o serviço de monitoramento de uso dos documentos. Não são gratuitos, mas são uma ótima ferramenta para manter sua identidade segura;
13. Evite compartilhar informações em excesso: desconfie de pessoas que pedem dados pessoas, como e-mail, telefone, CPF ou CNPJ para o “teste do PIX”. Bancos e empresas sérias não fazem esse tipo de verificação!
14. Monitore seu Registrato no site do Banco Central: com ele, você consegue descobrir todas as contas abertas em seu nome, quais são os limites, saldo devedor de empréstimos e financiamentos, entre outras informações. Acesse aqui;
15. Ative a autenticação facial ou biométrica: além de prática e segura, esse tipo de tecnologia usa características singulares para destravar dispositivos e até autorizar compras.
Cai em um golpe. E agora?
Mesmo se informando e tomando os cuidados relatados acima, qualquer pessoa está suscetível a se tornar um alvo de criminosos, saiba como agir diante de um golpe:
• Boletim de ocorrência: Em casos de fraudes de contas bancárias, cartões de crédito utilizados por terceiros, saques do auxilio emergencial, entre outras situações;
• Guarde as evidências: Armazene as provas como prints de tela, e-mails e mensagens recebidas, entre outras. Além disso, formalize reclamações em sites de consumidores e no site do Procon, do Ministério da Justiça;
• Contate a instituição financeira e ou empresa: Em seguida, entre em contato com a instituição financeira. Em casos como o de cartão clonado e saques indevidos, ela pode bloquear sua conta e cartão, evitando que os criminosos ajam novamente;
• Avise as pessoas próximas: Para casos como o do WhatsApp clonado, avise todos os seus amigos e parentes para não realizar nenhum tipo de transferência em seu nome.
Agora que você já sabe como se prevenir de fraudes no Dia do Consumidor, que tal conhecer mais sobre a gente? Você sabia que a Oiti é pioneira da biometria facial no país?
Somos apaixonados por pessoas e queremos revolucionar as relações entre empresas e seus usuários com tecnologia segura, eficiente e inovadora.
Conheça as nossas soluções de Autenticação Facial, Bureau de Faces, Liveness e muito mais no site: www.oititec.com.br
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