Certiface: conheça a solução de biometria facial da Oiti

As tecnologias são recursos importantes para golpistas e fraudadores, mas nós criamos uma ferramenta poderosa para te proteger.

Postado por Oiti 05/12/22 às 21:13
Certiface: conheça a solução de biometria facial da Oiti

Nas últimas décadas, a tecnologia passou a ser uma inegável aliada para a sociedade. A popularização dos recursos tecnológicos trouxe importantes avanços sociais e econômicos.  

Porém, estas mesmas tecnologias presentes no nosso dia a dia também se tornaram um importante recurso para fraudadores e golpistas, que passaram a utilizá-la com amplo domínio e competência na elaboração de suas ações ilícitas que ameaçam a segurança pública. 

Pensando em resolver esse problema, a Oiti criou a mais poderosa ferramenta contra a fraude financeira do mercado: o Certiface. 

O que é o Certiface? 

O Certiface é uma solução completa para processos de identificação e onboarding de pessoas, baseada em nuvem, desenhada para combate fraudes e identificar com precisão rostos e documentos falsos com uso de biometria facial e de validação de documentoscopia. 

Seus recursos estão contemplados em um único SDK (Software Development Kit) que pode ser aplicado e utilizado tanto em soluções via web como em aplicativos e sites mobile, protegendo e autenticando clientes através dos serviços de Liveness, Bureau de Faces, Smartcap, Extração de Dados via OCR FaceMatch e Documentoscopia digital. 

Quais são as modalidades do Certiface? 

 Nossa solução é dividida em duas modalidades: Certiface ID e Certiface AT. Conheça mais sobre elas:  

Certiface ID: Onboarding sem Fricção 

Oferta dedicada a etapa de verificação de identidade de pessoas físicas, auxiliando os clientes nos processos de onboarding digital, abertura de conta em loja física e formalização digital. 

Reúne as ferramentas mais robustas para a verificação de identidade de pessoas, tais como: Liveness Detection; Bureau de Faces; Tipificação de Documentos; OCR; FaceMatch; e Documentoscopia Digital. 

 Certiface AT: Autenticação Sem Esforço 

Oferta dedicada aos processos de autenticação e autorização de pessoas físicas, auxiliando os clientes na segurança da autenticação de usuários e autorização de transações financeiras e não-financeiras. 

Reúne as capacidades de Liveness Detection e Autenticação Facial, que combinam recursos tecnológicos avançados para entregar um processo de autenticação forte, por meio do fator de inerência (biometria), potencializando a experiência do usuário e mantendo a performance de tempo de resposta transacional. 

Quais são os tipos de fraude prevenidas pelo Certiface? 

Criminosos passaram a usar as mais avançadas tecnologias para obter vantagens financeiras, criando técnicas de Spoofing – onde o fraudador tenta se passar por outra pessoa – para tentar burlar etapas de onboarding e transações bancárias de clientes, abrindo novas contas, esvaziando contas já existentes e contratando serviços e produtos financeiros em seu nome e causando imenso prejuízo financeiro para as empresas e para a sociedade. 

Veja quais são as principais fraudes que o Certiface pode ajudar a combater: 

  • Autofraude; 
  • Fraude Amigável; 
  • Identidade Sintética; 
  • Roubo de Identidade; 
  • Manipulação de Imagens; 
  • Image Injection; 
  • Foto de Foto; 
  • Foto de Vídeo; 
  • DeepFakes
  • Fraude Interna; 
  • Entre outras! 

Quais são as funcionalidades do Certiface? 

Na nossa solução estão integrados as ferramentas e componentes mais robustos e seguros para prevenir fraudes e fazer a validação da identidade de uma pessoa a partir de uma imagem frontal da face e dados mínimos como o CPF, nome e data de nascimento, e imagem do documento de identificação, tais como RG, DNI, CNH antiga e a Nova CNH. Confira a descrição das funcionalidades: 

Liveness 

É a detecção de vivacidade biométrica, a Prova de Vida do Usuário que confirma que o indivíduo está presente no momento da captura da foto. 

Com ele, é possível avaliar se um usuário está realmente realizando um determinado processo pelo celular naquele momento ou se um fraudador está, na verdade, usando uma reprodução de imagem estática ou vídeo deste cliente para tentar cometer uma fraude, tais como a foto de uma foto, foto de um vídeo, Deepfakes etc. 

Para trazer melhor equilíbrio entre segurança para a empresa e a melhor experiência de uso do cliente, a Oiti disponibiliza quatro versões de Liveness: 

Liveness Ativo (Captcha)  

Validação usando tecnologias orientadas ao reconhecimento e leitura de movimentos da face. Nesta opção, é solicitada a autenticação com desafios de movimento da face em tempo real, tais como “ficar sério”, “sorrir”, virar rosto para esquerda ou direita, entre outros; 

Liveness Passivo  

Enquanto no Liveness Ativo existe a tem interação com o usuário, no Liveness Passivo são executadas outras verificações a partir do envio de uma única foto estática frontal, onde são detectados outros indicadores de uma imagem como, por exemplo, a luz que reflete da superfície da face em um determinado ângulo. 

Liveness Híbrido 

A solução combina as fases do Liveness Ativo e as verificações antispoofing do Liveness Passivo; 

Liveness 3D

Utilizando algoritmos para detecção de distorções e alterações da face através de uma tecnologia 3D. A opção faz a detecção da prova de vida de usuários em três verificações: identificação de vivacidade, reconhecimento facial utilizando tecnologia 3D e a autenticação da identidade. 

Bureau de Faces 

Funcionalidade criada pela Oiti de forma pioneira no mercado, o Bureau de Faces consiste na identificação de pessoas em uma base de cadastros biométricos com o uso de algoritmos de reconhecimento facial e módulos hiper avançados de inteligência artificial. 

O Bureau permite que empresas e instituições identifiquem usuários comparando as similaridades entre faces de um cadastro biométrico em busca 1:N (comparação entre selfies de uma mesma pessoa) ou 1:1 (processo para a descoberta de uma pessoa a partir de um conjunto de N indivíduos) para certificar que o usuário corresponde à face e CPF informados. 

Como o Bureau Funciona?  

A face do usuário é convertida em código biométrico binário e gravada na base de dados centralizada, permitindo a comparação de faces em tempo real e a verificação da duplicidade e inconsistências de faces cadastradas. 

O Bureau de Faces trabalha com bases de dados interna (ativa e restrita) e externa: 

  • Base de Cadastros Ativos (A): trata-se de uma base livre de alerta. Nossa base conta com milhões de faces conhecidas e pessoas cadastradas; 
  • Base de Cadastros Restritos (B): é a base que reúne as faces restritas; são aquelas faces consideradas com indício de fraude. Possuímos uma base com milhares de faces consideradas restritas; 
  • Base Externa de Fé Pública (C): é uma base governamental que possui milhões de faces e pessoas cadastradas; a DataValid Serpro. 

Smartcap: Captura e Tipificação de Documentos 

Consiste na crítica da aceitação e da tipificação de documentos como CNH, DNI, RG, entre outros. Ela permite que, após a captura do documento, sejam realizadas etapas de análise, identificação e classificação dos itens.  

Isso é ótimo para quem quer rapidez e excelente experiência para o usuário, uma vez que evita capturas ilegíveis e desperdícios na conversão de jornada, evitando mensagens de erro e a recaptura de uma imagem por má qualidade.  

Extração de Dados via OCR 

O processo de Extração de Dados via OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) é com o recebimento da foto de um documento via app. A funcionalidade capta os dados das imagens dos documentos em arquivos de texto.  

Com isso, são ativadas tecnologias de reconhecimento de caracteres a partir de um arquivo de imagem, e converte-os em um arquivo de texto.  

Esse processo de conversão de um arquivo de imagem em um arquivo de texto permite que as informações extraídas sejam utilizadas em regras de automação de cadastro ou checagem. 

FaceMatch 

Esta funcionalidade busca validar o reconhecimento da selfie do portador do documento de Identificação com a foto do documento do usuário, a fim de avaliar a persistência da mesma pessoa através de algoritmos de reconhecimento facial. 

Esse processo de identificação está ilustrado nos três passos abaixo: 

  • Passo 1: usuário faz a captura da selfie; 
  • Passo 2: usuário faz a captura do documento de identificação e envia para análise; 
  • Passo 3: o FaceMatch realiza a comparação das faces (selfie versus foto do documento) através dos mecanismos de inteligência artificial e algoritmos de reconhecimento facial. 
  • Resultados: Positivo, Negativo e Ilegível (má qualidade).

Documentoscopia Digital 

Esta funcionalidade busca identificar padrões e realizar conferências automatizadas de documentos de identificação, sendo normalmente realizadas em processos manuais de documentoscopia. 

A Documentoscopia Digital faz uso de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e visão computacional, para analisar elementos do documento de identificação e evitar o uso de documentos falsos ou ainda de terceiros para efetuar cadastros. 

Aliada à tecnologia de biometria facial e algoritmos com mais de 3 mil regras de documentoscopia, atualizadas constantemente, para CNH e RG, a solução visa garantir mais segurança, confiabilidade e praticidade para as empresas. 

 

Gostou? Conheça mais sobre a Oiti e entre em contato conosco através do site https://www.oititec.com.br/

Fale com os nossos especialistas.

Quero entrar em contato