Tipificação

O que é tipificação de documentos?

63% das transações bancárias em 2019 foram feitas via Internet Banking ou Mobile Banking de acordo com a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2020. O estudo mostrou também que em 2019 a abertura de contas pelos canais digitais cresceu; sendo que no mobile banking houve o crescimento de 66% e pelo internet banking 121%. Com a chegada da pandemia o cenário se intensificou, apenas em abril, um mês após o início da quarentena no Brasil os canais digitais representaram 74% do total de transações.

Nesse contexto de intensificação de transações no ambiente digital, acrescido ao aumento da concorrência no setor financeiro, cujas fintechs mapeadas no Brasil passaram de 700, houve um aumento também nos mecanismos que aliam segurança para a prevenção de fraudes e experiência do consumidor. Documentoscopia digital, Face Match, OCR, reconhecimento facial e tipificação de documentos são algumas das soluções que envolvem este processo.

A tipificação de documentos é feita quando há a necessidade de cadastro de documentos em alguma operação. Como forma de melhorar a experiência do cliente e se certificar das informações cadastradas, cada vez mais as instituições estão solicitando a foto do documento em seus processos de cadastros e/ou validações ao invés do simples preenchimento dos dados. Nessa operação são envolvidas uma série de soluções, e uma delas é a tipificação. Assim, quando a imagem é capturada é possível identificar automaticamente qual o documento que está sendo registrado para o cadastro, e ainda se houver alguma restrição por parte da instituição sobre o tipo de documento para aquela operação, a solução já emite uma solicitação ao usuário solicitando o registro do documento aceito.

A Oiti possui soluções para auxiliar no processo de onboarding e autenticação da sua empresa, desde o reconhecimento facial à todas as tecnologias para identificação e validação de documentos. Conheça mais na nossa aba “Soluções”.