Programador

Tecnologia é destaque no Google em 2020

Recentemente o Google divulgou as pesquisas mais feitas em 2020 no mundo e também as específicas de cada país. “Aprender programação” foi a principal tendência mundial de pesquisa em educação nesse ano, e Python foi a linguagem de programação mais pesquisada, por isso decidimos dedicar um espaço aqui no Blog Oiti para falar um pouco mais sobre o crescimento destes assuntos no mercado.

A crescente busca por conhecimentos da área parece se adequar ao aumento de buscas por profissionais de Tecnologia da Informação. De acordo com levantamento realizado pela Catho, houve um aumento na abertura de vagas para os cargos na área de T.I. entre março e agosto de 2020 quando comparado a 2019. E os profissionais mais procurados da área são de segurança da informação, dados, infraestrutura e desenvolvimento.

Apesar da procura por profissionais ter aumentado, a oferta ainda não conseguiu se igualar. De acordo com um levantamento da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), a procura por profissionais na área de T.I. no Brasil será de 420 mil pessoas até 2024. Apesar disso, o Brasil forma apenas 46 mil profissionais por ano nesse setor.

O aumento da área que já vínhamos acompanhando ao longo do tempo, se intensificou em 2020, não apenas pelas empresas diretamente ligadas à tecnologia, mas pela necessidade de investimento de todo o mercado, seja para atender ao consumidor final, ou para adaptar os colaboradores ao novo sistema de trabalho.

Python

 

Destaque também nas pesquisas mundiais no Google em 2020, Python é uma linguagem de programação de alto nível, e foi criada no final da década de 90 na Holanda. Desenvolvida devido à uma necessidade de tornar um outro software de programação da época mais ágil e ainda otimizar a sua capacidade de interação e reduzir o tempo de execução dos programas, a linguagem tem ganhado mercado ao longo dos anos.

Apesar da complexidade aparente, a Python é uma linguagem de programação considerada acessível e bastante popular em áreas como análise de dados, machine learning e inteligência artificial, termos que estamos acostumados a ver no mercado em diversos setores e que tem crescido nos últimos anos. Com ela é possível criar desde códigos mais simples a sistemas complexos, o que explica o sucesso mundial.