QR Code

QR Code no Pix

“Quick Response Code”, mais conhecido como QR Code, tem sua tradução literal como “Código de Resposta Rápida” e é essa exatamente a base dessa tecnologia. O QR Code foi criado em 1994 por uma indústria de automóveis no Japão com a finalidade de identificar de forma rápida e funcional as peças de produção da indústria, e consiste em um código de barras bidimensional (informações tanto de forma horizontal quanto vertical) que hoje pode ser reconhecido diretamente pela maior parte das câmeras dos smartphones, mas se não for o caso, existem também aplicativos capazes de fazer o reconhecimento que podem ser baixados facilmente.

Diferente dos códigos de barras tradicionais, o QR Code pode ser convertido em diferentes tipos de conteúdo: textos, endereços, cartões de visita digitais, códigos de validações, URL, números de telefone, e-mails, contatos ou ainda SMS. Além disso possui uma diferenciação visual do código de barras tradicional, se apresentando em um formato quadrado constituído pela junção de uma série de códigos, e ainda uma diferença em capacidade, já que o QR Code é capaz de armazenar até 100 vezes mais dados.

Hoje existem vários sites e plataformas onde é possível colocar as informações que deseja que sejam codificadas, e automaticamente o QR Code é criado para ser compartilhado conforme a necessidade. E ainda, são mais de 40 tipos de QR Codes, que variam na configuração, tamanho e quantidade de seus módulos (quadrados que fazem a composição visual do código e responsáveis pelo armazenamento das informações), podendo ter uma formatação desde 21 x 21 pixels, até 177 x 177 pixels, sendo que nesta última opção é possível armazenar até 7.089 caracteres numéricos.

 

QR Code no setor financeiro

 

Antes da criação do PIX já existiam alguns bancos que trabalhavam com QR Codes para efetuar transações bancárias, bem como maquininhas de cartão de crédito que já conseguiam emitir QR Codes, onde o cliente apontava a câmera do seu celular para reconhecer o código e finalizar o pagamento pelo seu próprio aparelho. Neste período de quarentena, porém, os QR Codes passaram a ser mais popularizados e o consumidor brasileiro passou a ter mais familiaridade com esse código, que foi amplamente divulgado para arrecadar doações por meio das lives de artistas durante o isolamento social, por exemplo.

Com a chegada da nova plataforma de pagamentos instantâneos do Banco Central, o Pix, o QR Code poderá fazer ainda mais parte do cotidiano dos brasileiros. Como já falamos aqui no Blog Oiti, as transferências e pagamentos com o Pix serão possíveis informando os dados das contas, como já é feito nas transferências bancárias atuais, através das chaves Pix cadastradas, ou ainda por QR Codes que serão gerados pelos próprios aplicativos das instituições financeiras autorizadas e que poderão ser compartilhados com quem for fazer o pagamento.

Dentro da possibilidade de gerar e efetuar o pagamento via QR Code, temos ainda duas opções: QR Code estático ou QR Code dinâmico.

O QR Code estático poderá ser utilizado para diversos pagamentos de um mesmo valor, ideal para precificar produtos tabelados. Já o dinâmico poderá ser utilizado uma única vez e permitirá a inserção de mais dados no momento da operação.

Como mencionado acima, hoje existem sites que geram QR Codes para diferentes necessidades, porém no caso do Pix, para maior segurança, apenas os aplicativos das instituições financeiras cadastradas poderão fazer a emissão desse código para pagamentos e/ou transferências.

Com o QR Code gerado de acordo com cada necessidade, o pagador, deve reconhecer o código através da câmera do seu smartphone e será direcionado para a página de pagamento do aplicativo da instituição financeira cadastrada no Pix, onde, independente do tipo de QR Code gerado, ele poderá confirmar os dados bancários do recebedor e só assim confirmar a transação.

 

Nossa plataforma de identificação Certiface ID é capaz de validar com segurança e rapidez as operações financeiras realizadas pelo PIX, 24 horas por dia, 7 dias por semana, através da nossa autenticação facial. Deixe seu contato em nosso chat que retornaremos para entender melhor como nossa solução pode auxiliar no seu negócio.