IDaaS

O que é IDaaS?

Já falamos aqui no Blog Oiti sobre tipos de computação em nuvem e como o mercado tem crescido na adesão de soluções desse tipo graças à necessidade de acessar conteúdos e ferramentas de qualquer lugar. Mas mais do que isso, a preocupação com soluções que entregam segurança agregada a essa facilidade se tornaram prioridades.

 

Dentro desse contexto, falamos também sobre o Gerenciamento de Identidade como um conjunto de processos desenvolvidos para permitir e monitorar o acesso dos usuários de um sistema. E o Identity as a Service (IDaaS), em português, Identidade como um Serviço, se enquadra na junção dos dois conceitos já trabalhados aqui.

 

O IDaaS é uma solução SaaS que permite a contratação de um software para identificar e gerenciar identidades seja de colaboradores de uma empresa, ou usuários finais que precisem acessar informações ou aplicações via nuvem. Essa solução pode fazer parte da estrutura de Gerenciamento de Identidade ou ainda ser todo o processo.

 

Soluções de Identidade como um Serviço possuem como principais funcionalidades: monitoramento do acesso dos usuários em tempo real e envio automático de possíveis problemas que sejam verificados à equipe de tecnologia, melhorando o acesso e a experiência com as aplicações; administração de permissões; e autenticações de acesso.

Login único, autenticação de múltiplos fatores e sistemas de segurança de acesso são algumas ferramentas de IDaaS que auxiliam as empresas a aumentarem sua segurança. Além disso, uma solução completa de IDaaS, permite o monitoramento de itens internos de compliance, a melhora na experiência de todos que entram em contato com a aplicação utilizada e a fiscalização do cumprimento de normas regulatórias externas.