ITIL

O que é a metodologia ITIL?

ITIL é a sigla para o termo Information Technology Infrastructure Library (Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação), e se constitui em um conjunto de boas práticas operacionais que pode ser aplicado na gestão das áreas de TI.

Criado no final da década de 1980, pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), a partir de um projeto da Grã-Bretanha, atualmente a ITIL está sob a custódia da OGC (Office for Government Commerce), da Inglaterra.

A metodologia surgiu como uma forma de auxiliar o governo britânico a comparar as propostas de prestadores de serviço de TI, e atualmente possui o principal objetivo de assegurar uma gestão eficaz dos processos das áreas de TI e garantir uma boa experiência para os clientes, oferecendo um padrão elevado de segurança e de confiabilidade.

A ITIL engloba rotinas que atingem a infraestrutura, a operação e a manutenção de serviços e equipamentos digitais. A metodologia se baseia no ciclo de vida dos serviços, que possui 5 etapas diferentes, de acordo com a sua biblioteca, e ainda mantém todo o ciclo conectado o tempo inteiro, fazendo com que as novas entradas e atualizações conversem sempre entre si.

As 5 etapas base são:

Estratégia de serviço: Definição de objetivos estratégicos;

Projeto de serviço: Estruturação das ideias para o novo serviço ou das modificações de um serviço já existente;

Transição de serviço: Desenvolvimento e testes;

Operação de serviço: Disponibilização do serviço para os clientes;

Melhoria contínua de serviço: Fixação de uma rotina de avaliação contínua do serviço colocado em operação.

 

Com essas etapas colocadas em ação, os benefícios que a ITIL pode trazer à empresa são:

  • Otimização de processos;
  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição no número de incidentes de segurança;
  • Facilidade de comunicação;
  • Rápido diagnóstico e implementação de melhorias;
  • Redução dos custos internos;
  • Aumento na qualidade dos serviços prestados.

Além do próprio conjunto de boas práticas, a ITIL possui também uma certificação, que fornece aos profissionais toda a capacitação necessária para empregar os conhecimentos de sua biblioteca na carreira na área de TI.

A certificação ITIL é um exame realizado por meio de instituições autorizadas e pode fornecer 3 diferentes níveis de certificação, em ordem de complexidade:

ITIL Foundation

ITIL Practitioner

ITIL Master