Fraude Amigável

Fraude amigável x Auto fraude

Com a mudança do hábito de consumo da população que têm se voltado majoritariamente ao comércio digital, o aumento das tentativas de fraudes também vem acontecendo no último ano. Hoje vamos entender um pouco mais sobre duas delas: fraude amigável e a auto fraude.

Antes de definir os dois tipos citados, vamos relembrar o que é considerado fraude:

 

  • Ato de má-fé com o intuito de tirar proveito de alguém;
  • Mentira, engano;
  • Falsificação de marcas, documentos ou produtos;
  • Sonegação de impostos e tributos.

 

Reforçado o que se conceitua como fraude, vamos entender duas categorias que têm crescido muito nos últimos anos: fraude amigável e a auto fraude.

Primeiramente vamos falar da fraude amigável. Essa acontece quando alguém próximo ao titular do cartão faz uma compra ou contratação de serviço sem consultar o responsável pelo pagamento, que ao receber a cobrança não reconhece o valor e solicita o cancelamento.

Já a auto fraude é quando o próprio dono do cartão de crédito realiza uma compra já com a intenção de não pagá-la. Dessa forma, efetua a compra, mas posteriormente faz contato com o emissor do cartão informando desconhecer a origem do gasto, deixando um prejuízo para a empresa que fica sem o produto e sem o pagamento.

Esses tipos de fraudes geralmente se tornam mais difíceis para a empresa/comerciante comprovar, já que são difíceis de detectar no momento da compra e os emissores normalmente aceitam a afirmação de um cliente.

Para os emissores/administradores de cartão de crédito a fraude amigável e a auto fraude também se tornam difíceis de investigar pois eles não podem ver o que é comprado, há casos em que podem envolver uma disputa com um comerciante que os emissores desconhecem, além de que os emissores estão sob constante pressão interna e dos órgãos reguladores para acreditar nos clientes e reembolsá-los.

Mas para que esses tipos de fraudes sejam evitadas as empresas podem tomar algumas atitudes de prevenção, são elas:

  • Manter um bom relacionamento com o cliente;
  • Enviar confirmação de pedidos;
  • Solicitar assinatura na entrega do produto;
  • Garantir clareza na comunicação de cancelamento e devolução;
  • Manter o cliente informado sobre cada etapa da compra e entrega;
  • Estar sempre atento ao perfil de compra de cada cliente.