O que é Liveness?

Descubra o que é Liveness, para que serve, quais os tipos e como a Prova de Vida pode proteger sua empresa de fraudes.

Postado por Oiti 08/03/24 às 13:52
O que é Liveness?

O que é Liveness? 

Liveness ou Prova de Vida são termos encontrados com frequência quando o assunto é biometria facial e prevenção a fraude.  

Essa tecnologia auxilia na autenticação do usuário, assim evitando fraudes.  

Neste artigo, veremos: 

  • O que é Liveness, a Prova de Vida digital? 
  • Para que serve o Liveness na autenticação biométrica? 
  • Principais tipos de fraudes que o Liveness detecta 
  • Tipos de Prova de Vida 
  • Benefícios do Liveness para sua empresa 
  • Sua empresa deve aderir ao Liveness? 
  • Escolhendo o fornecedor de Liveness 

Boa leitura! 

 

O que é Liveness, a Prova de Vida digital?  

Liveness, se traduzido, significa “vivacidade”. Também conhecido como “liveness detection” ou “face liveness", é a tecnologia que determina a autenticidade de uma pessoa ou processo.  

Na área de biometria, especificamente na autenticação facial, o Liveness é utilizado para garantir que a biometria capturada, como uma imagem facial ou impressão digital, pertence a uma pessoa real, evitando fraudes, como o uso de fotografias ou programas de software. 

Dado que o Brasil é classificado como um dos países com maiores riscos de fraude no mundo, de acordo com o Visa Merchant Fraud Report 2023, o Liveness surge como a solução para uma Prova de Vida digital com baixo risco de erro.  

Para que serve o Liveness na autenticação biométrica? 

O principal objetivo dessa tecnologia é reduzir o número de fraudes de identidade, já que verifica a autenticidade do indivíduo. Para isso, o Liveness é muito utilizado em transações online e acessos digitais.  

Alguns casos de uso incluem: 

  • Compras online: assegura que quem está realizando a compra é uma pessoa real; 
  • Serviços financeiros: protege contra tentativas de burlar sistemas de reconhecimento facial, acessos não autorizados a contas, transações financeiras fraudulentas, entre outros; 
  • Cadastros e contratações online: evita registros falsos e informações não verdadeiras, prevenindo identidades falsas em contratações de serviços; 
  • Plataformas e sistemas corporativos: garante que apenas colaboradores autorizados tenham acesso às informações confidenciais.  

O Liveness serve para detectar e impedir tentativas de burlar o reconhecimento facial, evitando fraudes bancárias, fraudes de identidade, entre outras. 

Principais tipos de fraudes que o Liveness detecta  

Os fraudadores usam diferentes técnicas para burlar o reconhecimento facial. Alguns dos exemplos mais comuns são: uso de fotos de fotos, deepfake, manipulação de vídeos ou gravações, e o uso de máscaras ou disfarces.  

Foto da Foto 

Uma das fraudes recorrentes é “foto da foto”. Neste caso, o golpista tenta se passar por uma pessoa em tempo real diante da câmera usando uma imagem preexistente. 

O Liveness atua identificando e prevenindo essa estratégia, detectando tentativas de usar imagens estáticas em substituição à autenticação por meio de interações autênticas em tempo real. 

Máscaras e Disfarces 

Máscaras também estão sendo usadas como ferramentas para aplicar golpes, variando desde opções acessíveis e simples, como as 2D, até alternativas mais sofisticadas e caras, como as 3D hiper-realistas. Já em disfarces, podem ser utilizados acessórios como chapéu ou óculos para tentar burlar o reconhecimento facial.  

Deepfake 

Os golpistas também usam de deepfake para editar fotos e vídeos, buscando burlar as atividades de movimento que o Liveness Ativo ou Liveness Híbrido pedem. O Relatório de Fraude de Identidade 2023 apontou crescimento de 830% nas deepfakes no Brasil no ano passado, mostrando que quase metade de todos os casos de desse golpe detectados na América Latina aconteceram no país.  

Tipos de Prova de Vida 

Existem vários tipos de Prova de Vida ou Liveness. Entenda abaixo a diferença entre eles.  

 Prova de Vida Ativa 

A Prova de Vida Ativa ou Detecção de Liveness Ativa é o processo que exige que o usuário execute um desafio. O componente de UI orienta o usuário a posicionar seu rosto corretamente e a alterar a expressão ou posição do rosto ao mesmo tempo em que coleta sua selfie com diferentes expressões ou posições faciais. 

Prova de Vida Híbrida  

A Prova de Vida Híbrida ou Detecção de Liveness Híbrida exige que o usuário execute um desafio como na Detecção de Liveness Ativa, porém, nos casos em que a avaliação é reprovada, o sistema submete as imagens capturadas para análise por Inteligência Artificial (DCNNs anti-spoofing). 

Prova de Vida Passiva 2D 

A Prova de Vida Passiva 2D ou Detecção de Liveness Passiva 2D utiliza poderosas Redes Neurais Convolucionais Profundas (DCNNs) para detectar ataques de apresentação como máscaras 3D, reprodução de vídeo, projeções, etc. Os algoritmos identificam padrões de movimento baseados em fluxo óptico para discernir entre um objeto 2D e 3D além de analisar a textura desses objetos. 

Prova de Vida Passiva 3D 

A Prova de Vida Passiva 3D ou Detecção de Liveness Passiva 3D é uma tecnologia patenteada de verificação biométrica facial passiva que combina imagens de câmera e dados contextuais do processo de autenticação que garantem correspondência precisa de rostos e determinam a vivacidade por meio de métodos poderosos de Deep Learning.  

Prova de Vida 3D 

A Prova de Vida 3D ou Detecção de Liveness 3D utiliza Inteligência Artificial para medir a distorção da perspectiva de frames de vídeos “unZoOmed” (aproximação e afastamento do dispositivo) durante o processo de autenticação do usuário para garantir que seu rosto seja verificado como tridimensional. 

Prova de Vida Flashmark 

A Prova de Vida Flashmark ou Detecção de Liveness Flashmark é uma tecnologia patenteada de autenticação biométrica facial segura e passiva que cria um código único a partir de uma iluminação estruturada de cores. Uma vez gerado, esse código perde o valor - não pode ser usado em um ataque de repetição. Em casos de tentativa de reuso do código único, pressupõe que o dispositivo não é confiável.  

Benefícios do Liveness para sua empresa  

Além de detectar diversas fraudes, o Liveness pode trazer outros benefícios para sua empresa, tais como: 

  • Melhoria na Experiência do Usuário: autenticação eficaz sem comprometer a jornada, garantindo uma experiência do usuário fluida. 
  • Aplicação Versátil: adaptação a diversos setores, proporcionando uma solução versátil para diferentes necessidades de autenticação. 
  • Conformidade com Regulamentações de Segurança: contribuição para a conformidade com regulamentações, fortalecendo a proteção dos dados sensíveis dos usuários. 
  • Confiança nas Identidades Digitais: reforço da confiança nas identidades digitais, garantindo autenticidade e integridade nas interações online.
  • Adaptação Contínua: evolução e adaptação contínuas para enfrentar novas ameaças digitais, proporcionando uma solução duradoura. 

Sua empresa deve aderir ao Liveness?  

A tecnologia Liveness é benéfica para diversos tipos de empresa. Confira alguns exemplos de setores que podem aproveitar esses benefícios: 

  • E-commerce: esse setor está sujeito aos diversos tipos de fraudes. Ao garantir que a pessoa que está fazendo a compra é ela mesmo, o e-commerce consegue evitar, por exemplo, a autofraude ou fraude amigável 
  • Instituições financeiras: visto que lidam com transações sensíveis que envolvem dinheiro e dados pessoais, as instituições podem se beneficiar da tecnologia liveness  para evitar fraudes financeiras.  
  • Tecnologia e Aplicativos: plataformas digitais muitas vezes lidam com dados sensíveis e pessoais. Por isso, a tecnologia Liveness atua impedindo o uso de identidades falsas na criação de contas. 

Acima você conferiu apenas alguns dos diversos exemplos de como a tecnologia Liveness pode proteger a sua empresa, independentemente de qual seja o segmento de atuação. Dessa forma, se a prevenção de fraudes, a garantia da experiência do usuário e a autenticação estão entre as prioridades da sua empresa, o Liveness é a escolha indicada. 

Escolhendo o fornecedor de Liveness 

Na hora de escolher uma empresa de reconhecimento facial para aderir ao Liveness, você precisa se atentar em alguns pontos importantes a fim de garantir maior segurança: 

Tecnologia por trás do Liveness do fornecedor 

Avaliar a confiabilidade e operação da tecnologia empregada pelo fornecedor é necessária para implementar um Liveness. 

Precisão na detecção de fraudes 

A capacidade de detecção de fraudes é um fator determinante na escolha do seu fornecedor. 

Facilidade de integração 

Tenha acesso aos guias de integração de forma fácil e ágil por meio de portais online, como plataforma para pessoas desenvolvedoras. Para isso, disponibilizamos em tempo real os guias de uso, instalação e customização de Liveness no DevCenter. 

Atualização contínua 

Escolha um fornecedor comprometido com as atualizações regulares, sejam legais ou tecnológicas, a fim de garantir que o Liveness esteja sempre preparado para enfrentar as últimas ameaças digitais. 

Personalização 

A capacidade de personalização permite que a ferramenta Liveness seja adaptada às necessidades da sua empresa.  

 

Nós, da Oiti, temos nossos clientes no centro de nossas inovações. Desenvolvemos o nosso Tema Interativo (Android e iOS) com a sua experiência em mente, permitindo que você personalize as jornadas de Liveness do seu usuário de acordo com as suas necessidades. Queremos proporcionar a você não apenas uma solução de reconhecimento facial, mas uma experiência personalizada e intuitiva.  

Aproveite e conheça mais sobre o Liveness da Oiti 

Fale com os nossos especialistas.

Quero entrar em contato