Face Match

O que é Face Match?

Crimes de falsidade ideológica tem se tornado a cada dia mais recorrentes no país, e a demanda por tecnologias para evitá-los cresce ainda mais. A Pesquisa Global de Identidade & Fraude 2020 da Serasa Experian coletou dados de mais 6.500 consumidores e 650 empresas ao redor do mundo e mostrou que 95% das empresas estão confiantes de que podem identificar seus clientes, porém 55% dos consumidores não se sentem reconhecidos.

Neste cenário o Face Match tem se tornado uma ferramenta auxiliar para a segurança tanto do usuário quanto da empresa. O Face Match é uma tecnologia desenvolvida para identificar e comparar diversos pontos faciais e calcular o nível de semelhança entre duas referências.

Essa tecnologia é utilizada seja no cadastro ou na autenticação, quando há a comparação da face previamente cadastrada com a face que está tentando autorizar a transação. Quando olhamos para o início do processo, no cadastramento, também é necessário que haja duas referências a serem comparadas, e a forma mais utilizada é solicitar uma imagem da face em um primeiro passo e posteriormente solicitar o escaneamento de um documento de identificação com foto, assim é possível comparar a face cadastrada com a face do documento e verificar se correspondem à mesma pessoa.

A Pesquisa Global de Identidade & Fraude 2020 revelou também que 88% dos consumidores dizem que a sua percepção de um negócio é melhorada quando há um investimento na experiência do cliente, ou seja, na segurança. Somando-se a isso, 57% das empresas relataram maiores perdas por fraudes associadas à abertura e aquisição de contas. Estes números fazem com que haja uma maior abrangência no uso da tecnologia Face Match em diversos setores e utilizações. O que já era comumente utilizado para controle de acessos a estabelecimentos, passou a ser utilizado para cadastros e autenticações como mencionados anteriormente, mas ainda, como base de políticas empresariais como KYC.