Febraban

10 principais pontos do Radar Febraban 2021

O Radar Febraban é um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) que irá avaliar trimestralmente a evolução da expectativa dos brasileiros sobre temas como situação da economia e consumo, bancos, Pix, proteção de dados e meios de informação.

O primeiro foi realizado com uma amostra nacional de 3.000 entrevistados, com pessoas de 18 anos ou mais, de todas as cinco regiões do País, de 01 a 07 de março de 2021. E aqui elencamos os 10 principais pontos que você não pode perder:

  • Cerca da metade da população (54%) acredita que a condição financeira familiar só deverá melhorar a partir do ano que vem, quase um quarto (23%) está mais otimista e acredita ser possível uma melhora ainda esse ano;
  • Na hipótese de a situação financeira melhorar e as pessoas terem reserva para investir, a preferência é utilizar os recursos que sobrarem sobretudo em investimentos bancários (31% em poupança; 27% em outros investimentos bancários), realização de cursos (25%) e viagens (25%);
  • Para os próximos seis meses a população está majoritariamente pessimista, apostando na diminuição do acesso ao crédito (35%), aumento de inflação (80%), aumento da taxa de juros (76%), crescimento no desemprego (70%) e diminuição do poder de compra (64%);
  • Quanto à confiança, os bancos têm se destacado. 57% afirma confirma mais em bancos, em segundo lugar nas empresas privadas (51%) e apenas em terceiro nas fintechs (49%). E no balanço entre confia, não confia e não soube responder, o saldo mais positivo permanece com os bancos com 24 pontos positivos.
  • No caso dos bancos, a confiança é quase a mesma entre bancarizados e não bancarizados; entre empresas privadas e fintechs a confiança é maior junto aos bancarizados;
  • Sobre as contribuições do setor bancário nas diversas áreas (desenvolvimento da economia; ajuda à população, ao país e aos clientes no enfrentamento da crise do coronavírus; qualidade de vida da população; geração de empregos), prevalece a percepção positiva, sobretudo no segmento de bancarizados;
  • Além de enxergar a atuação dos bancos de forma positiva, a maioria da população bancarizada se diz satisfeita com o atendimento prestado (69%);
  • Para nove em cada dez entrevistados (87%), o compromisso socioambiental (ESG) de uma empresa é importante;
  • O nível de satisfação das pessoas que utilizam o PIX é muito elevado, chegando a 91% de atribuição de notas de 7 a 10 à ferramenta. A nota média atribuída ao PIX é de 8,9.
  • Seis em cada dez entrevistados se sentem inseguros – 41% pouco seguros e 21% nada seguros – com relação à proteção de seus dados pessoais na internet.

O que acharam dos levantamentos apontados?